quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Delegação da Mesorregião Bico do Papagaio visita o I.RI.GEM, em Rosá (cidade da Província de Vicenza)











No dia de hoje (30-09), dando continuidade ao intercâmbio, ocorreu a visita ao “Ente de Formazione I.RI.GEM (Instituto de Pesquisa em Gemologia), com sede em Rosá (cidade da província de Vicenza). Foi criado em 1988 e desde 1996 tornou-se uma Sociedade Cooperativa. No I.RI.GEM são ministrados cursos de formação profissional especialmente no setor gemológico, ourivesaria e joalheria, contemplando designer, criação, moldagem, elaboração e execução do projeto de confecção de peças em ouro, prata, pedras preciosas e semi-preciosas.
A delegação foi recebida pelo Diretor, Sr. Giovanni Jannacopulos, que conduziu todo o grupo por um “tour” em todos os espaços/salas do Instituto, explicando em detalhes o processo de treinamento/formação profissional. A sede tem 4 andares, numa área de 3.500 m2. Possui uma biblioteca - um verdadeiro tesouro de livros antigos - acessível aos alunos para conhecerem e aprenderem com a história da arte e buscar inspiração para criação de coleções de peças. A partir desse conhecimento de épocas bastante remotas se passa a utilizar a tecnologia moderna, de ponta, para chegar até a fabricação final da peça.


IMPRESSÕES:


“Impressionante a lição da experiência do I.RI.GEM, que através da arte promove o desenvolvimento econômico de uma cadeia produtiva”. José Adriano Marini – Governo do Estado do PA – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
“O dia de hoje abriu novos horizontes para os arranjos produtivos da mesorregião Bico do Papagaio. A cada visita aumenta a nossa responsabilidade em desenvolver a mesorregião.” - Antoninho Vieira Araújo – Presidente do Fórum da Mesorregião


“Estivemos em visita ao I.RI.GEM, um dos mais conceituados institutos do mundo, onde tivemos a oportunidade de conhecer as mais modernas técnicas de criação e execução de peças no segmento de gemas e jóias, onde todas as expectativas foram superadas. É como se a gente estivesse literalmente onde se transformam sonhos em realidade na forma de jóias. É o topo”. Carlos Rocha Abreu – Diretor Comercial da ACOALFA (Floresta do Araguaia-PA)
“Hoje tive oportunidade de visualizar como será a ADLISP do futuro: um centro de formação modelo no sul do Pará, graças ao esforço do MI.” Áldina Sousa Chaves – Presidente da ADLISP (Parauapebas-PA)


“O I.RI.GEM representa de forma concreta a “inovação e tecnologia”, oportunizando a formação e aperfeiçoamento de profissionais em designer de jóias para o Brasil em especial para o Estado do Pará. Equipe do Sebrae (Joseni, Raimundo, Ana Lúcia e Maria José Macário) que acompanha a delegação brasileira da mesorregião Bico do Papagaio.


“A visita técnica realizada ultrapassou a nossa expectativa pois além de conhecermos um instituto que garante uma formação profissional inovadora de qualidade. Nesta visita nos foi oportunizada uma experiência que tem uma filosofia de educação fundamentada na valorização da história da joalheria e da arte aliada à inovação tecnológica . Trata-se de uma troca de experiência que subsidiará novas mudanças no nosso trabalho profissional no desenvolvimento do projeto de formação do segmento de gemas e jóias”. Rosa Neves – Diretora do IGAMA.


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Visita a Província de Vicenza

Hoje, a comitiva brasileira chegou a Província de Vicenza, onde foi recebida por autoridades locais:  Presidente da Província,  Sr. Attilio Schneck   e pelo Vice-Presidente da Província Sr. Dino Secco.
Além das boas vindas, o Presidente da Província falou de sua satisfação de ter sido escolhida a província de Vicenza para fazer parte deste intercâmbio com o Brasil.  
IMPRESSÕES – Segundo o Sr. Raimundo Nonato de Oliveira – Gerente Regional Sebrae Redenção-PA    percebeu grande receptividade do Governo da Província de Vicenza demonstrando o potencial que existe para aprofundar as relações e contatos, com vistas a troca de experiências e também no aspecto comercial.  

Na historia de Vicenza, o Presidente da Província destacou que o ouro há 50 anos foi o grande impulsionador da economia local e ainda hoje são realizadas 4 feiras anuais relativas ao segmento.
IMPRESSÕES – Segundo o Sr. Carlos Rocha – Diretor Comercial da ACOALFA  - Associação Comercial de Artesãos e Lapidários de Floresta do Araguaia-PA, integrante da Delegação da meso Bico do Papagaio, com este intercâmbio vislumbra o início  de um grande aprendizado, com possibilidades e expectativas de ampliar o desenvolvimento na atividade produtiva de gemas, jóias e artesanato mineral, principalmente considerando a diversidade de matéria prima existente no território da mesorregião.

Grupo da Mesorregião Bico do Papagaio participou de workshop na Região do Vêneto


No primeiro dia (28/09) do Programa de Intercâmbio entre o Ministério da Integração Nacional e a União Europeia, os integrantes da Mesorregião Bico do Papagaio se encontraram com o Ministro para Política Econômica, Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação do Governo Regional do Vêneto (Itália), Vendemiamo Sartor.

O encontro teve início às 10:30h, na sala Travi do Pallazo Balbi, em Veneza, com uma sessão de boas vindas. A delegação brasileira foi agraciada com o Brasão da Junta Regional da Região do Vêneto, concedida pelo Ministro.

Na parte da tarde, o grupo participou do workshop “Sistema econômico do Vêneto”. O workshop discutiu questões de interesse relativas a fundos de investimento e o sistema de clusters.

O workshop começou com a apresentação do coordenador do grupo da Mesorregião Bico do Papagaio, Marcos Miranda, que falou sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional, e especificamente sobre o projeto de Gemas e Jóias da mesorregião, que se constitui no foco principal do intercâmbio.

Entre os palestrantes, o responsável pelo Fundo Estrutural da União Europeia para a Região do Vêneto, Fábio Zuliani, falou sobre os projetos apoiados pelo Fundo Estrutural da Região do Vêneto no período de 2000 a 2006, o que representou um valor de 800 milhões de euros no apoio a cerca de 8.000 projetos.

O diretor da União Regional da Câmara de Comércio do Vêneto, Gian Angelo Bellati, apresentou o uso do Fundo Direto da União Europeia em apoio ao incremento da competitividade às micro e pequenas empresas e destacou as ações do Consórcio Amigo da Europa.

O professor da Universidade de Veneza, Mario Volpe, e o representante do Departamento Regional para Clusters, Antonio Nicoletti, ampliaram as informações sobre o sistema de clusters e distritos produtivos na região do Vêneto, que representa um total de 450 mil micro e pequenas empresas, correspondendo a 98% das empresas da região.

O grupo da Mesorregião Bico do Papagaio é chefiado pelo coordenador geral da Região Norte da SPR, Marcos Miranda, e supervisionado pela coordenadora geral de Projetos Especiais da SPR, Dorotea Blos. Os integrantes da mesorregião são: Antoninho Araujo, presidente do Fórum da Mesorregião Bico do Papagaio; Áldina Sousa, diretora presidente da Associação de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Parauapebas (ADLISP); Davi Leite, diretor comercial da ADLISP; José Adriano Marini, gerente de APLs da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT); Carlos Abreu, gerente comercial da Associação Comunitária de Artesãos e Lapidários de Floresta do Araguaia e Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (IGAMA).

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bem vindos ao Blog

Olá amigos da Mesorregião Bico do Papagaio. Esta experiencia com o intercambio foi construida com muita responsabilidade pela equipe da SPR porque acreditamos nos resultados efetivos que ela possa trazer. Então... vamos lá......