quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Apresentação da mesorregião Bico do Papagaio no Workshop do Open Days “Painel Brasil – União Européia sobre Cooperação Regional”




Hoje foi o dia das apresentações das cinco messorregiões que realizaram intercâmbio com países da União Européia.




O gerente da mesorregião Bico do Papagaio, Marcos Miranda, abriu as apresentações e destacou as características do território da mesorregião, do projeto visitante (Gemas e Jóias), as relações de similaridades existentes com o projeto anfitrião (cluster de joalheria da região do Vêneto, na Itália), bem como relatou toda a experiência do intercâmbio (visitas e contatos realizados), encerrando com registro das expectativas e potenciais de continuidade da cooperação entre os dois territórios.

Seguiu-se à apresentação da mesorregião Bico do Papagaio, a fala do Dr. Gianlorenzo Martini, Diretor do Escritório da Representação da região do Vêneto, que enfatizou os pontos de continuidade da cooperação, no âmbito dos aspectos: institucional; formativo; troca de boas práticas e relações comerciais.

Importância do intercâmbio para a mesorregião Bico do Papagaio

Pronunciamento do Sr. Antoninho Araújo – Presidente do Fórum de Desenvolvimento da Mesorregião


Pronunciamento do Sr. Carlos Rocha – Gerente Comercial da ACOALFA – Associação Comunitária de Artesãos e Lapidários de Floresta do Araguaia.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Grupo da Mesorregião Bico do Papagaio participa do Open Days 2009




O dia de hoje foi para nós um dos mais importantes. Foi um dia de reflexões e tomada de consciência. Reflexões acerca dos desafios que o nosso Brasil ainda tem que enfrentar.Tomada de consciência sobre o quanto o Brasil está engajado e sintonizado com as preocupações mundiais.
O MI em parceria com a União Européia, ao trazer 40 brasileiros para vivenciar esse intercâmbio, contribuiu para esse processo cognitivo de tomada de consciência. Ao reconhecer a importância dos atores locais como agentes de desenvolvimento regional, a Secretaria de Programas Regionais nos enche de orgulho e também de muita responsabilidade e compromisso. Orgulho porque percebemos pelos temas expostos no dia de hoje, que o Brasil está sintonizado com o mundo. As preocupações destacadas pelos palestrantes de hoje já estão na pauta das políticas publicas do governo brasileiro. Hoje estivemos no Centro administrativo da União Européia, onde tivemos a oportunidade de presenciar e certificar tudo que vimos nas experiências da semana anterior na Itália, com algumas discussões a mais, quais sejam: combate a fome, desigualdade social, controle de emissão de gases, ou seja, tudo aquilo que já lutamos e já combatemos no Brasil. Aqui, tivemos oportunidade de perceber a cooperação muito forte entre a sociedade civil, governo e empresas. Nesse aspecto, temos um papel importante a desempenhar na Mesorregião Bico do Papagaio, a fim de avançar no sentido da articulação e transversalidade das ações governamentais.
Essas são as considerações de:
Antoninho Araújo – Presidente do Fórum da Mesorregião Bico do Papagaio
Carlos Rocha - ACOALFA
Áldina Chaves - ADLISP / Comitê Gestor de Gemas e Jóias do Sudeste Paraense

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Comitiva da Mesorregião Bico do Papagaio participa da reunião conjunta de toda a delegação brasileira em Bruxelas




Nesta manhã de hoje, aconteceu em Bruxelas a primeira reunião conjunta da delegação brasileira, reunindo os participantes do intercâmbio com a União Européia vindos das visitas técnicas realizadas em Portugal, Espanha, Itália, França e Alemanha, com o objetivo foi fazer um primeiro balanço das ações realizadas e resultados alcançados na primeira semana de atividades. Na ocasião, o Sr. Carlos Rocha, Gerente Comercial da ACOALFA falou em nome do grupo da mesorregião Bico do Papagaio.

Delegação da Mesorregião Bico do Papagaio recebe credenciais para o Open Days
Hoje pela manhã, o grupo foi até a central “welcome and registration” (boas vindas e credenciamento) na esplanada do Edifício Berlaymont (rua Archimède) para receber o material e as credenciais para participação no evento “OPEN DAYS 2009 European Week of Regions and Cities in Brussels” (Semana Européia de Regiões e Cidades em Bruxelas).


Encontro com o Presidente Lula

No início da noite, a delegação brasileira se encontrou no Hotel Sheraton com o Presidente Lula que estava em Bruxelas participando do Seminário "Brasil e Bélgica: Novas Fronteiras para Negócios". Na ocasião, todos os participantes receberam os cumprimentos do Presidente. Nesta postagem, inserimos as fotos do Presidente do Fórum Sr. Antoninho Araújo e também da Presidente da ADLISP, Sra. Áldina Chaves, ao lado do presidente.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Último dia da programação do intercâmbio na região do Vêneto abordou os temas recursos tecnológicos e aspectos comerciais no segmento joalheiro.





Na Câmara de Comércio de Vicenza a delegação da mesorregião Bico do Papagaio assistiu a uma apresentação sobre o tema “Visão geral de principais tecnologias usadas pelas Pequenas e Médias Empresas no processo joalheiro” feita pelo Sr. Antonio Girardi, Diretor do Centro de Produtividade do Vêneto (http://www.cpv.vi.it/).
Propriedade intelectual; Inovação e transferência de tecnologia; Portais de Informação Tecnológica e Formação Especializada foram temas abordados. Dentre as atividades do CPV, destaque especial foi dado aos Grupos de Estudos e ao portal de informação OROTECH (http://www.orotech.it/) – um portal para valorização dos produtos e processos do setor de metais preciosos .



No âmbito do tema Aspectos Comerciais, a delegação teve um encontro com os Sr. Domenico Girardi (Diretor) and Sr. Dino Menarin (President) da Vicenzaoro (http://www.vicenzaoro.org/) na Feira de Vicenza, um espaço total de 60 mil m2, dentre os quais 35 mil m2 destinados a exposição (realização das feiras). O percurso completo do ambiente da feira chega a 23 km. Relativamente ao segmento joalheiro (ouro, metais e pedras preciosas), a VicenzaOro compreende quatro feiras anuais: “VicenzaOro First T-Gold” em janeiro; “about j” e “VicenzaOro Charm” , estas duas ocorrem de forma conjunto no mês de maio; e em setembro a “VicenzaOro Choice”. O grupo visitou as instalações da área de exposição (na ocasião estava ocorrendo uma feira de Microeletrônica) e também o auditório (com capacidade para 800 pessoas).

“Sobre o dia de hoje, ultimo dia de programação em território italiano, vislumbramos duas importantes iniciativas para o desenvolvimento da cadeia produtiva de Gemas e Jóias / Artesanato Mineral. O primeiro é aquele que reúne grupos setoriais para, no âmbito do Fórum da Mesorregião (na forma de Câmaras Técnicas), reunir empresários, governo, universidades, no intuito de detectar entraves e buscar desenvolvimento do APL. No segundo momento, visitamos as instalações da Feira de Vicenza, que estimula o final da cadeia produtiva, que é a comercialização dos produtos, a exemplo do que ocorre em menor escala com a Expojóias promovida pelo IGAMA. Após estes encontros e visitas do dia de hoje, estamos conscientes de que, observadas as proporcionalidades, estamos no rumo certo.” Adriano Marini – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT) do Governo do Estado do Pará.







“A agenda de hoje foi marcante para o setor de gemas e jóias do sudeste paraense, que faz parte da mesorregião Bico do Papagaio. No CPV-Centro de Produtividade de Vêneto pudemos conhecer os problemas no setor de ourivesaria no Brasil que são comuns na Europa. Assim, tivemos oportunidade de conhecer alternativas para enfrentar tais problemas, sendo uma contribuição valiosa para o setor. Adicionalmente à programação oficial, mantivemos contato com designer da empresa Design Orafo, com quem articulamos o início de uma parceria para possibilitar a elaboração de uma coleção/catálogo da ADLISP e da ACOALFA.” Áldina Sousa Chaves – Presidente da ADLISP (Parauapebas-PA) e Carlos Rocha Abreu – Diretor Comercial da ACOALFA (Floresta do Araguaia-PA).

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sistema de Certificação de Qualidade e Empreendedorismo (Capital Humano) foram temas de destaque hoje (01/10) – Vicenza-Itália






A delegação da Mesorregião Bico do Papagaio, agora acompanhada da Secretária Márcia Damo, teve encontro pela manhã de hoje (01/10) com Presidente, Secretário Geral e outros membros da Câmara de Comércio de Vicenza. Foram apresentados dados estatísticos do relacionamento comercial da Província com outros países, inclusive o Brasil. Também foram apresentados números específicos do segmento de ourivesaria/joalheiro.
Como resultado da visita, diante de convite formulado pela Secretária Márcia Damo, vislumbra-se a possibilidade de participação da câmara de comércio de Vicenza, em especial membros do segumento de ourivesaria e joalheria, na II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, em março de 2010, em Florianópolis-SC.

Sistema de Certificação de Qualidade - Em seguida, ainda pela manhã, o grupo visitou o Laboratorio Saggio metalli preziosi onde teve a oportunidade de conhecer o processo de certificação de qualidade de ourivesaria. Entidade semelhante existe em Milão, responsável pela certificação no segmento de gemologia. Explicações técnicas acerca de metodologia de “técnicas destrutivas” ou com uso de tecnologia de raio-X impressionaram os integrantes da delegação.


O capital humano - Empreendedorismo - À tarde, a delegação reuniu-se com empreendedores do “cluster” de joalheria. Foram temas de explanação e debates: pontos fortes, pontos fracos do setor; estratégias para ampliação de mercados e superação dos reflexos da crise econômica, dentre outros.
Nesta ocasião, também houve formulação de convite para empreendedores do Distrito de Ourivesaria participarem da II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, em março de 2010, em Florianópolis-SC.



IMPRESSÕES:

“A visita técnica realizada no Laboratório Saggio metalli preziosi contribuiu de maneira significativa e concreta a partir do início de conversações com possibilidade de obtenção de apoio técnico à instalação do Laboratório de Ourivesaria no Polo Joalheiro do Estado do Pará.” Rosa Neves – Diretora do IGAMA – Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Belém-PA).

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Delegação da Mesorregião Bico do Papagaio visita o I.RI.GEM, em Rosá (cidade da Província de Vicenza)











No dia de hoje (30-09), dando continuidade ao intercâmbio, ocorreu a visita ao “Ente de Formazione I.RI.GEM (Instituto de Pesquisa em Gemologia), com sede em Rosá (cidade da província de Vicenza). Foi criado em 1988 e desde 1996 tornou-se uma Sociedade Cooperativa. No I.RI.GEM são ministrados cursos de formação profissional especialmente no setor gemológico, ourivesaria e joalheria, contemplando designer, criação, moldagem, elaboração e execução do projeto de confecção de peças em ouro, prata, pedras preciosas e semi-preciosas.
A delegação foi recebida pelo Diretor, Sr. Giovanni Jannacopulos, que conduziu todo o grupo por um “tour” em todos os espaços/salas do Instituto, explicando em detalhes o processo de treinamento/formação profissional. A sede tem 4 andares, numa área de 3.500 m2. Possui uma biblioteca - um verdadeiro tesouro de livros antigos - acessível aos alunos para conhecerem e aprenderem com a história da arte e buscar inspiração para criação de coleções de peças. A partir desse conhecimento de épocas bastante remotas se passa a utilizar a tecnologia moderna, de ponta, para chegar até a fabricação final da peça.


IMPRESSÕES:


“Impressionante a lição da experiência do I.RI.GEM, que através da arte promove o desenvolvimento econômico de uma cadeia produtiva”. José Adriano Marini – Governo do Estado do PA – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
“O dia de hoje abriu novos horizontes para os arranjos produtivos da mesorregião Bico do Papagaio. A cada visita aumenta a nossa responsabilidade em desenvolver a mesorregião.” - Antoninho Vieira Araújo – Presidente do Fórum da Mesorregião


“Estivemos em visita ao I.RI.GEM, um dos mais conceituados institutos do mundo, onde tivemos a oportunidade de conhecer as mais modernas técnicas de criação e execução de peças no segmento de gemas e jóias, onde todas as expectativas foram superadas. É como se a gente estivesse literalmente onde se transformam sonhos em realidade na forma de jóias. É o topo”. Carlos Rocha Abreu – Diretor Comercial da ACOALFA (Floresta do Araguaia-PA)
“Hoje tive oportunidade de visualizar como será a ADLISP do futuro: um centro de formação modelo no sul do Pará, graças ao esforço do MI.” Áldina Sousa Chaves – Presidente da ADLISP (Parauapebas-PA)


“O I.RI.GEM representa de forma concreta a “inovação e tecnologia”, oportunizando a formação e aperfeiçoamento de profissionais em designer de jóias para o Brasil em especial para o Estado do Pará. Equipe do Sebrae (Joseni, Raimundo, Ana Lúcia e Maria José Macário) que acompanha a delegação brasileira da mesorregião Bico do Papagaio.


“A visita técnica realizada ultrapassou a nossa expectativa pois além de conhecermos um instituto que garante uma formação profissional inovadora de qualidade. Nesta visita nos foi oportunizada uma experiência que tem uma filosofia de educação fundamentada na valorização da história da joalheria e da arte aliada à inovação tecnológica . Trata-se de uma troca de experiência que subsidiará novas mudanças no nosso trabalho profissional no desenvolvimento do projeto de formação do segmento de gemas e jóias”. Rosa Neves – Diretora do IGAMA.


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Visita a Província de Vicenza

Hoje, a comitiva brasileira chegou a Província de Vicenza, onde foi recebida por autoridades locais:  Presidente da Província,  Sr. Attilio Schneck   e pelo Vice-Presidente da Província Sr. Dino Secco.
Além das boas vindas, o Presidente da Província falou de sua satisfação de ter sido escolhida a província de Vicenza para fazer parte deste intercâmbio com o Brasil.  
IMPRESSÕES – Segundo o Sr. Raimundo Nonato de Oliveira – Gerente Regional Sebrae Redenção-PA    percebeu grande receptividade do Governo da Província de Vicenza demonstrando o potencial que existe para aprofundar as relações e contatos, com vistas a troca de experiências e também no aspecto comercial.  

Na historia de Vicenza, o Presidente da Província destacou que o ouro há 50 anos foi o grande impulsionador da economia local e ainda hoje são realizadas 4 feiras anuais relativas ao segmento.
IMPRESSÕES – Segundo o Sr. Carlos Rocha – Diretor Comercial da ACOALFA  - Associação Comercial de Artesãos e Lapidários de Floresta do Araguaia-PA, integrante da Delegação da meso Bico do Papagaio, com este intercâmbio vislumbra o início  de um grande aprendizado, com possibilidades e expectativas de ampliar o desenvolvimento na atividade produtiva de gemas, jóias e artesanato mineral, principalmente considerando a diversidade de matéria prima existente no território da mesorregião.

Grupo da Mesorregião Bico do Papagaio participou de workshop na Região do Vêneto


No primeiro dia (28/09) do Programa de Intercâmbio entre o Ministério da Integração Nacional e a União Europeia, os integrantes da Mesorregião Bico do Papagaio se encontraram com o Ministro para Política Econômica, Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação do Governo Regional do Vêneto (Itália), Vendemiamo Sartor.

O encontro teve início às 10:30h, na sala Travi do Pallazo Balbi, em Veneza, com uma sessão de boas vindas. A delegação brasileira foi agraciada com o Brasão da Junta Regional da Região do Vêneto, concedida pelo Ministro.

Na parte da tarde, o grupo participou do workshop “Sistema econômico do Vêneto”. O workshop discutiu questões de interesse relativas a fundos de investimento e o sistema de clusters.

O workshop começou com a apresentação do coordenador do grupo da Mesorregião Bico do Papagaio, Marcos Miranda, que falou sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional, e especificamente sobre o projeto de Gemas e Jóias da mesorregião, que se constitui no foco principal do intercâmbio.

Entre os palestrantes, o responsável pelo Fundo Estrutural da União Europeia para a Região do Vêneto, Fábio Zuliani, falou sobre os projetos apoiados pelo Fundo Estrutural da Região do Vêneto no período de 2000 a 2006, o que representou um valor de 800 milhões de euros no apoio a cerca de 8.000 projetos.

O diretor da União Regional da Câmara de Comércio do Vêneto, Gian Angelo Bellati, apresentou o uso do Fundo Direto da União Europeia em apoio ao incremento da competitividade às micro e pequenas empresas e destacou as ações do Consórcio Amigo da Europa.

O professor da Universidade de Veneza, Mario Volpe, e o representante do Departamento Regional para Clusters, Antonio Nicoletti, ampliaram as informações sobre o sistema de clusters e distritos produtivos na região do Vêneto, que representa um total de 450 mil micro e pequenas empresas, correspondendo a 98% das empresas da região.

O grupo da Mesorregião Bico do Papagaio é chefiado pelo coordenador geral da Região Norte da SPR, Marcos Miranda, e supervisionado pela coordenadora geral de Projetos Especiais da SPR, Dorotea Blos. Os integrantes da mesorregião são: Antoninho Araujo, presidente do Fórum da Mesorregião Bico do Papagaio; Áldina Sousa, diretora presidente da Associação de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Parauapebas (ADLISP); Davi Leite, diretor comercial da ADLISP; José Adriano Marini, gerente de APLs da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT); Carlos Abreu, gerente comercial da Associação Comunitária de Artesãos e Lapidários de Floresta do Araguaia e Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (IGAMA).

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bem vindos ao Blog

Olá amigos da Mesorregião Bico do Papagaio. Esta experiencia com o intercambio foi construida com muita responsabilidade pela equipe da SPR porque acreditamos nos resultados efetivos que ela possa trazer. Então... vamos lá......