sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Último dia da programação do intercâmbio na região do Vêneto abordou os temas recursos tecnológicos e aspectos comerciais no segmento joalheiro.





Na Câmara de Comércio de Vicenza a delegação da mesorregião Bico do Papagaio assistiu a uma apresentação sobre o tema “Visão geral de principais tecnologias usadas pelas Pequenas e Médias Empresas no processo joalheiro” feita pelo Sr. Antonio Girardi, Diretor do Centro de Produtividade do Vêneto (http://www.cpv.vi.it/).
Propriedade intelectual; Inovação e transferência de tecnologia; Portais de Informação Tecnológica e Formação Especializada foram temas abordados. Dentre as atividades do CPV, destaque especial foi dado aos Grupos de Estudos e ao portal de informação OROTECH (http://www.orotech.it/) – um portal para valorização dos produtos e processos do setor de metais preciosos .



No âmbito do tema Aspectos Comerciais, a delegação teve um encontro com os Sr. Domenico Girardi (Diretor) and Sr. Dino Menarin (President) da Vicenzaoro (http://www.vicenzaoro.org/) na Feira de Vicenza, um espaço total de 60 mil m2, dentre os quais 35 mil m2 destinados a exposição (realização das feiras). O percurso completo do ambiente da feira chega a 23 km. Relativamente ao segmento joalheiro (ouro, metais e pedras preciosas), a VicenzaOro compreende quatro feiras anuais: “VicenzaOro First T-Gold” em janeiro; “about j” e “VicenzaOro Charm” , estas duas ocorrem de forma conjunto no mês de maio; e em setembro a “VicenzaOro Choice”. O grupo visitou as instalações da área de exposição (na ocasião estava ocorrendo uma feira de Microeletrônica) e também o auditório (com capacidade para 800 pessoas).

“Sobre o dia de hoje, ultimo dia de programação em território italiano, vislumbramos duas importantes iniciativas para o desenvolvimento da cadeia produtiva de Gemas e Jóias / Artesanato Mineral. O primeiro é aquele que reúne grupos setoriais para, no âmbito do Fórum da Mesorregião (na forma de Câmaras Técnicas), reunir empresários, governo, universidades, no intuito de detectar entraves e buscar desenvolvimento do APL. No segundo momento, visitamos as instalações da Feira de Vicenza, que estimula o final da cadeia produtiva, que é a comercialização dos produtos, a exemplo do que ocorre em menor escala com a Expojóias promovida pelo IGAMA. Após estes encontros e visitas do dia de hoje, estamos conscientes de que, observadas as proporcionalidades, estamos no rumo certo.” Adriano Marini – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT) do Governo do Estado do Pará.







“A agenda de hoje foi marcante para o setor de gemas e jóias do sudeste paraense, que faz parte da mesorregião Bico do Papagaio. No CPV-Centro de Produtividade de Vêneto pudemos conhecer os problemas no setor de ourivesaria no Brasil que são comuns na Europa. Assim, tivemos oportunidade de conhecer alternativas para enfrentar tais problemas, sendo uma contribuição valiosa para o setor. Adicionalmente à programação oficial, mantivemos contato com designer da empresa Design Orafo, com quem articulamos o início de uma parceria para possibilitar a elaboração de uma coleção/catálogo da ADLISP e da ACOALFA.” Áldina Sousa Chaves – Presidente da ADLISP (Parauapebas-PA) e Carlos Rocha Abreu – Diretor Comercial da ACOALFA (Floresta do Araguaia-PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário